Relatório Sobre Equilibrio Quimico
FÍSICO-QUÍMICA
PROF. LEONARDO CESCON
CINÉTICA QUÍMICA
LETHISSIA AMORIM DA SILVA COELHO
3º PERÍODO – 2014/1 – AUT 132
Volta Redonda
Setembro de 2014
Sumário
1 Introdução 3
2 Objetivo 3
3 Materiais utilizados 4
4 Procedimentos realizados 4
4.1 Procedimento 1 4
4.2 Procedimento 2 6
5 Resultados 7
5.1 Resultados do procedimento 1 7
5.2 Resultados do procedimento 2 9
6 Discussão dos resultados 11
6.1 Equações e gráficos construídos 13
6.2 Etapas da reação 17
7 Conclusão 18
8 Índice de imagens 19
9 Índice de tabelas 19
10 Índice de equações 19
11 Referências 20
1 Introdução
Reações químicas podem ser definidas como transformações da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias presentes nos reagentes de determinada reação, resultando, assim, na formação de um ou mais produtos. O ramo que estuda a taxa de desenvolvimento destas reações e os fatores que interferem na mesma é intitulado cinética química. Essa área é considerada de suma importância na sociedade como um todo, pois possibilita, por exemplo, a predição da rapidez em que um medicamento atuará no organismo ou o tempo em que certos resíduos e alimentos levarão para se deteriorar.
Além disso, elementos como concentração dos reagentes, temperatura, pressão e catalisadores, atuam fortemente na velocidade de qualquer processo químico. Estes, por sua vez, podem ser manipulados, de forma que haja uma aceleração ou um retardamento na taxa de desenvolvimento da reação.
Tem-se como exemplo a propulsão de foguetes realizada a partir da oxidação de hidrazina (N2H4) pelo peróxido de hidrogênio (H2O2). Essa propulsão, entretanto, só ocorre de maneira rápida em virtude da ação de uma faísca elétrica ou de uma chama; do contrário, a reação ocorreria de forma tão lenta que seria impossível determinar sua velocidade.
Isso nos mostra o tamanho que abrange o campo da cinética química.
2 Objetivo
Nos experimentos realizados em aula,