EQUILÍBRIO IÔNICO EM SOLUÇÃO AQUOSA ÁCIDOS E BASES
EQUILÍBRIO IÔNICO EM SOLUÇÃO AQUOSA
ÁCIDOS E BASES
(RELATÓRIO)
Goiânia 2013.
INTRODUÇÃO
Equilíbrio Iônico é o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases, que apresentam partículas iônicas moleculares não ionizadas.
OBJETIVOS
Ilustrar o efeito do íon comum em equilíbrio envolvendo ácidos e bases fracas.
Ilustrar o fenômeno de hidrólise de sais. Ilustrar a preparação de soluções tampão.
EXPERIMENTO
OBS: Todas as medidas de PH das soluções preparadas foram medidas pelo aparelho peagâmetro.
EFEITO DO ÍON COMUM EM EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE
Em um béquer, foram adicionados 40ml de água destilada e em seguida 5 gotas de ácido acético(4mol/L).Essa solução obteve um PH 3,49, aferidos pelo aparelho peagâmetro. Após a medição, foram adicionadas à solução 6 gotas de acetato de sódio(1mol/L) e logo após foi realizada a medida do PH, que foi de 4,10.
Em um béquer contendo 40 ml de água destilada, foram adicionadas 3 gotas de hidróxido de amônio (6mol/L). A medição do PH dessa solução aferiu 9,85. Em seguida foram adicionadas 3 gotas de cloreto de amônio e após realizar uma nova medição foi encontrado um PH igual a 6,50.
PH DE SOLUÇÕES DE SAIS
Foram preparadas 50ml de soluções 0,5mol/L de cloreto de amônio e 30ml dessa solução foi colocada em um béquer. A solução obteve um PH de 5,80 após passar pela medição no peagâmetro.
Foram preparadas 50ml de solução 0,4mol/L de acetato de sódio e 30ml dessa solução foi colocada em um béquer. A solução obteve um PH de 7,70 após passar pela medição no peagâmetro.
SOLUÇÕES TAMPÃO
Em um béquer de 100ml, foram adicionados 20ml de hidróxido de amônio(0,2mol/l).Logo em seguida foram adicionados à solução 30ml de cloreto de amônio. Essa solução foi medida no peagâmetro e obteve PH igual a 9,00. Logo após a medição foi adicionada uma gota de ácido clorídrico e levada para medição. O PH da solução permaneceu o mesmo(9,00).
Em