comunicação
O modo como a linguagem é empregada é decisivo para a efetividade do processo comunicativo. Se a linguagem não é clara, concisa e objetiva, os textos que circulam nesses ambientes tornam-se prolixos, de difícil entendimento, o que pode acarretar falhas nas ações desenvolvidas dentro da empresa. Ao apresentarem tais características, os envolvidos na comunicação garantem a facilidade no acesso às informações e a sua adequada compreensão
O processo comunicativo implantado na Braskem é o processo dinâmico. Podemos observar isto na parte do texto onde diz que “um colaborador da área de comunicação fala com cada uma das áreas da empresa, para saber dos temas mais importantes”. Isto é observado, já que é o setor de comunicação que desenvolve as pautas necessárias, o que leva a entender que, este setor é o emissor, porém, na citação do texto, onde ele fala com cada área da instituição ele também passa a ser o receptor.
Na BRASKEM o representante da equipe de comunicação se reúne com os representantes de outras áreas para analisarem o que será divulgado. Onde eles usam de uma ferramenta de gestão chamada Brainstorming, para poderem alinhar suas mensagens. E depois disso se reúnem por mais uma vez para poderem confirmar a mensagem que será passada.
Após esta divulgação, a empresa designara duas equipes, onde a primeira trabalhará sobre os pontos que serão destacados e outra fará observações necessárias sobre as estratégias divulgadas. Em seguida, a diretoria de comunicação e o principal executivo da empresa se reúnem para alinhar as mensagens.
Além da divulgação dos resultados, a empresa aderiu outro meio de interagir com seus colaboradores, onde um representante conversa com todas as áreas da empresa, numa relação interpessoal, criando uma pauta que passara pelo diretor de comunicação para enfim ser concluída, unificando de acordo com os interesses da empresa, o que cada departamento propôs, sugando apenas o que realmente é mais