Ética
Aluno: André
Prof. Fernando
RESUMO
Este trabalho acadêmico tem como objetivo analisar o código de ética de uma empresa após ter feito a leitura de um capítulo do livro COMER ANIMAIS.
A empresa escolhida foi a Sadia S.A. Esta empresa foi escolhida, pois atua no mesmo ramo que é citado no livro.
Serão selecionados trechos relevantes do código de ética para serem comentados.
A Sadia
Quando pensamos na origem da marca Sadia, a primeira associação que nos vem à cabeça é a mais óbvia: Sadia demonstra a preocupação da empresa em oferecer aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade. Realmente, esta é a maior preocupação da companhia. Mas, apesar da coincidência, o nome surgiu de um jeito muito mais simples.
A S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada de Sadia a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA.
Na época, o mundo passava por grandes transformações e o cenário industrial brasileiro era promissor. A região de Concórdia, em Santa Catarina, começava a se tornar um importante centro produtor. A criação de suínos e o cultivo de alguns produtos agrícolas posicionavam o município entre os 10 mais prósperos do Estado.
Foi neste contexto que Attilio Fontana criou a Sadia em 1944. No começo, ele só tinha um pequeno moinho e um frigorífico inacabado. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico. Em 1946, ele já abatia mais de 100 suínos por dia.
Com o avanço industrial do País, os padrões de consumo começaram a mudar e a empresa precisou ajustar-se ao mercado. Em 1947, a Sadia virou marca registrada e abriu uma distribuidora em São Paulo. Foi o passo inicial para conquistar o mercado nos anos 50.
De lá pra cá, a Sadia mudou muito. Hoje, é a marca de alimentos mais conhecida no Brasil, exportando para diversos países. Mas as bases