Efeito Chicote
O que é?
A cadeia de suprimento não é estável por natureza. A variação na demanda aumenta conforme aumenta a distancia do consumidor final, e pequenas na demanda deste consumidor pode resultar em grandes variações em pedidos colocados ao longo da cadeia. Consequentemente. pode-se ter grandes oscilações conforme cada empresa na cadeia procurando resolver o problema desde seu ponto de vista. Este fenômeno pode ser observado na maioria das industrias, e resultando em custo e redução no nível de serviço.
Quanto maiores os tempos de entrega de materiais ou do fluxo de informação, maior será este efeito.
Causas:
É inerente ao sistema . se a demanda nono consumidor cai. O fornecedor tende a esvaziar o estoque para evitar custo de estoque parado. Se a demanda sobe , o fornecedor compra em excesso para evitar atrasos em pedidos futuros.
As mudanças nas previsões levaram às empresas a cria estoques de segurança. Portando estoque de segurança de um cliente passa a ser a previsão de demandas de seu fornecedor.
3 – Compras em lotes, que aumentam a variabilidade no processo.
4-variação de preço (como promoções) causa mudanças bruscas na demanda, ampliando o efeito.
5- mal planejamento da demanda, quando falta material, a tendência é pedir em excesso, e quando a demanda cai se cancela pedidos.
6- pânico. Em momentos de crise, cada empresa tentará proteger seus interesses, em detrimento do bem comum da cadeia.
Soluções:
1 - Compartilhamento da informação através de toda a cadeia de suprimento. Desta forma, todos os fornecedores trabalham com a informação de demanda do cliente final, e não com dados do elo anterior da cadeia.
2 – Gerenciamento unificado da cadeia de suprimento, isto não é simples, já que estamos falando de empresas diferentes, mas pode-se chegar próximo a isto com um trabalho de colocação na cadeia.
3 – Redução do tempo de fluxo das informações.
4 – Redução do tempo de entrega de materiais.
5 – Uso de EDI (ELECTRONIC DATA