Efeito big mac
Qual a importância de um planejamento estratégico para uma empresa de pequeno, médio e grande porte?
Mauro Martins - O planejamento estratégico, mesmo que informal, é de fundamental importância para que as pequenas e médias empresas desenvolvam suas vantagens competitivas e consigam competir em iguais condições com empresas nacionais e internacionais de grande porte. O atual governo tem incentivado muito as exportações, mas a falta de hábito dos pequenos e médios empresários de implantarem um planejamento estratégico não tem permitido que esse movimento tenha obtido os resultados proporcionais ao empenho do governo. O planejamento é o mecanismo necessário para poder prever, se preparar e enfrentar os desafios da nova economia e os cenários de mudanças e transformações econômicas e políticas que afeiam os nossos negócios.
Quais são os principais erros que as empresas cometem ao fazer um planejamento estratégico?
MM - Existem seis obstáculos principais ao desenvolvimento de um bom planejamento estratégico. Não chamaria esses obstáculos de erros, mas de "assassinos silenciosos". Eles estão muito ligados à cultura e ao ambiente das empresas, e acabam afetando tanto a execução do planejamento estratégico como a implantação dele, sem que as pessoas envolvidas percebam. Os "assassinos silenciosos" são bem definidos. O primeiro deles é o estilo gerencial de cima para baixo ou de não-interferência. O segundo e terceiro são as prioridades conflitantes e a coordenação inadequada.
Essas barreiras caminham juntas. O quarto "assassino silencioso" é a equipe líder ineficaz. Essa situação ocorre quando os membros da equipe ficam restritos a seus territórios, por medo de perder poder. O quinto é a comunicação vertical inadequada. Individualmente os funcionários reconhecem os problemas, mas acham que