Infarto do miocardio
Disciplina: Fisiologia Humana
Professora: Roberta BistrotSilvestrin Acadêmicas: Adriana Otaki, Deise Chiele, Láisa Boff,
Loreni De Lima Lisboa, Valeska Pegoraro
Caxias do Sul, 24 de Junho de 2012.
Introdução
O infarto é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência de irrigação sanguínea que levam nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.
O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarreta o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração.
Fisiologia Cardiovascular - O sistema circulatório é uma série de vasos sanguíneos cheios de sangue conectados a uma bomba (o coração). A pressão gerada no coração propele o sangue continuamente pelo sistema. O sangue captura o oxigênio nos pulmões e os nutrientes no intestino e então entregas essas substâncias para as células corporais enquanto, simultaneamente, remove resíduos celulares e calor para serem excretados.
A oclusão aguda de uma artéria coronária ocorre freqüentemente em indivíduos que já apresentam cardiopatia coronária aterosclerótica subjacente grave, sendo observada em poucos casos em pessoas com circulação coronária normal. Após a ocorrência de uma oclusão coronária aguda, o fluxo sanguíneo nos vasos coronários cessa diante da oclusão, nesses casos observamos por um pequeno fluxo colateral proveniente dos vasos circundantes. A área de músculo que não apresenta fluxo ou apresenta um fluxo tão pequeno a ponto de não manter a função do músculo está infartada, esse processo é chamado de infarto do miocárdio.
Pouco depois do