EE
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
EDUCAÇÃO ESPECIAL – 80h
UNIDADE 1
EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Escreva sobre o percurso histórico da Educação Especial, desde a segregação até a inclusão.
2. Diferencie os conceitos de integração e inclusão, abordando a definição de integração física, social e funcional.
O conceito de inclusão observa que a diversidade deve ser o eixo central do processo de aprendizagem na classe comum, portanto precisa de mudanças estruturais, organizacionais e metodológicas para que atendam as necessidades educativas das crianças da educação especial. Para a inclusão a escola é um ambiente em constante movimento e transformação, bem como rico e variado. O conceito de integração diverge um pouco do anterior, pois tem em vista o atendimento às diferenças individuais nas classes especiais (sala de recurso), na integração a ênfase recai na adaptação do aluno. Há algumas metáforas para ilustrar ambos os conceitos, por exemplo, para a integração utiliza-se o ‘efeito cascata’, considerando que ocorre uma preparação gradativa.
3. Como a escola pode contribuir para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais? Responda, analisando as políticas inclusivas e citando exemplos de propostas educacionais que favoreçam a inclusão.
4. Redija um texto, argumentando sobre os princípios que regem a educação inclusiva. (Mínimo de 15 linhas)
5. Elabore 5 ideias que sintetizam a primeira unidade.
O texto da Unidade 1 em cinco eixos como observamos nos tópicos a seguir.
1 Percurso histórico: da segregação à inclusão. a deficiência não foi um fenômeno aceitável, de modo que a rejeição, discriminação e o preconceito marcaram o seu percurso histórico. Na Idade Média os deficientes eram excluídos da sociedade.
No Renascimento surgiu a educação de pessoas com deficiência de forma velada e de caráter