Edwards deming
Dr. Edwards Deming é conhecimento como o pai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial. Nasceu em 14 de outubro de 1900 em Sioux City. Em 1921 licenciou-se em física na Universidade do Wyoming e , em 1928 doutorou-se em Matemática pela Yale Univerity. Trabalhou no Census Bureau dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial ajudando os Estados Unidos na melhoria dos seus materiais bélicos e, em 1950, foi convidado para dirigir ações de formação em estatística e controle de qualidade no Japão.
Deming, juntamente com Walter Shewhart, o inventor do Controle Estatístico de Processos (SPC), desenrolam e promoviam métodos estatísticos de qualidade durante 1920 até 1930. Teve um papel fundamental em um “programa de choque” de qualidade que conduzia uma melhora espetacular em qualidade e capacidade de fabricação das indústrias americanas.
Depois da guerra foi convidado pela indústria japonesa para dar palestras sobre qualidade. Suas conferencias ficaram legendárias e, como os seus diretivos, conduzia uma ressurreição de qualidade sem precedentes na historia. Em somente um pouco mais de uma década, o Japão que foi vitima de duas bombas atômicas e sofreu com a destruição completa da infra-estrutura de seu pais, se transformou e em 1968, se tornou a segunda maior economia do mundo com a reputação intocável de qualidade.
Deming foi convidado a voltar ao Japão diversas vezes, sendo reverenciado de tal forma que foi agraciado pelo Imperador Hiroto, com “A Medalha da Segunda Ordem do Sagrado Tesouro”.Em sua homenagem a JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) instituiu o Deming Prize, que premia anualmente as melhores empresas no campo de qualidade.
Param Deming, a qualidade é definida consoante as exigências e as necessidades do consumidor. Como elas estão em permanente mudança as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. Acredita que é preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de