Willian edwards deming
INTRODUÇÃO
Considerado um mestre de gerenciamento de qualidade no mundo todo William Edwards Deming foi responsável por grande parte dos avanços nessa áera, que levaram as indústrias japonesas a um crescimento no período do pós guerra. Foi um renomado estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor. Amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos e no Japão. Deming fez contribuições significativas para o Japão se tornar notório pela fabricação de produtos inovadores e de alta qualidade. Deming é considerado estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e economia japonesa no século 20.
A sua entrada no mundo da melhoria da qualidade foi inspirada pelo livro: Controle Econômico da Qualidade de Produtos Manufaturados, de 1931, escrito pelo seu mentor Walter Shewhart. A filosofia de negócios de Deming é resumida: "14 pontos"que constituem fundamentos dos ensinamentos ministrados para a gestão. As “5 as cinco doenças mortais da qualidade”, que são como empecilhos no caminho do desenvolvimento da maioria das organizações e os “12 grandes obstáculos” à melhora da qualidade e produtividade. Deming foi o principal responsável pela popularização do ciclo PDCA. Desenvolvido por Walter Shewart. O ciclo consiste em um processo de desenvolvimento de melhorias contínuas.
BIOGRAFIA
William Edwards Deming nasceu em 14 de Outubro de 1900 em Sioux City, Iowa nos Estados Unidos. Sua mãe Pluma Irene Edwards era musicista, e seu pai Willian Albert Deming estudou matemática e direito. Seus pais sempre deram importância à educação dos filhos.
Entrou para a Universidade de Wyoming em 1917, e se formou em Engenharia Elétrica em 1921. Após se formar, decidiu permanecer mais um ano para estudar Matemática. Neste ano, recebeu uma carta da Escola de Minas do Colorado, na qual foi convidado por um professor de física para lecionar. Aceitou o convite e iniciou um mestrado em Matemática