Educação
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre os questionamentos colocados pelo professor da disciplina Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Felipe Aleixo, após estudo do texto proposto.
Por que é importante que o professor de português saiba os fundamentos e a origem do ensino gramatical?
De que forma isso auxilia na escolha da prática pedagógica para lecionar gramática?
Qual é a forma ideal de se ensinar as regras e normas gramaticais, fazendo que haja realmente a aprendizagem do aluno, fugindo do usual "decoreba"?
Conhecer os fundamentos e a origem do ensino gramatical permite ao professor adequar seus métodos de forma consciente, com a oferta de um ensino gramatical contextualizado, permitindo que haja uma relação entre os conteúdos e os processos de produção e compreensão de textos, por meio de um ensino produtivo e eficaz, criando condições para que o ensino da norma padrão aconteça.
Tal conhecimento favorece o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada à reversão da rejeição dos alunos em relação aos estudos gramaticais, eliminando estratégias de ensino antigas.
Não há uma forma única ideal de se ensinar regras e normas gramaticais, apesar destas serem essenciais para desenvolvimento intelectual do aluno. O ensino deve se basear nas mais diversas modalidades de ensino existentes, aglutinando o há de melhor em cada uma, flexibilizando o conhecimento teórico, compilando o que há de mais adequado em cada uma e que seja aplicável ao conjunto dos alunos, já que o professor deve, infelizmente, dedicar-se à coletividade dos alunos, porque seria tarefa impensável dedicar-se com exclusividade a um discente em especial, ainda mais em se tratando de educação pública brasileira.
-----------------------
[1] Aluna de Licenciatura em Letras (Centro Universitário Claretiano - EAD Polo Palmas -