Educação
“Educação”
Trabalho da disciplina Sociologia da Educação, do curso Pedagogia
SÃO BERNARDO DO CAMPO/2012
“Educação”
Quando falamos de educação logo nos chega à imagem da escola. Na Antiguidade só tinham acesso à escola as classes sociais ociosas, na Idade Média a educação era associada ao processo de produção e da vida, já na sociedade moderna é onde se cria a ideia de educação para formar cidadãos, ou seja a escola passa a ser a forma predominante da educação.
A divisão das classes sociais fez com que houvesse uma divisão na educação também, onde a primeira está relacionada a classe proprietária, identificada como a educação dos homes livres, onde é centrada as atividades intelectuais, na arte da palavra e nos exercícios físicos e a segunda está relacionada a classe não proprietária identificada como a educação dos escravos e serviçais, que está assimilada ao próprio processo de trabalho.
A relação de oposição de classes no capitalismo existe duas classes, aqueles que possuem os meios de produção e os explorados. Além disso, atualmente, no processo de Educação, devemos mostrar para os indivíduos que existem contradições de classes que fazem parte do nosso cotidiano que também reflete em nossa realidade, que consequentemente reflete no ambiente escolar e são decorrentes justamente da diferenciação dos meios de produção daqueles que são explorados.
Diante das contradições assumidas pela educação, atesta-se sua dupla dimensão de valor capitalista: onde um É valer como alguma coisa cuja posse se detém para uso próprio ou de grupos reduzidos, que se vende e compra; valer como instrumento de controle das pessoas, das classes sociais subalternas, pelo poder de difusão das ideais de quem controla o seu exercício”. Ainda hoje a educação que se pratica ainda é classista e centralizadora, na medida em que os sujeitos diretamente envolvidos no processo não