Educação
EDILENE ROMEIRO DA SILVA
607
CURSO: PEDAGOGIA
Resumo do texto Rotas da Literatura
A literatura infantil visa o encontro de uma leitura transformadora, reveladora de uma visão de mundo. Profissionais diversos desenvolvem um trabalho mais dinâmico e prazeroso com o livro incentivando a criança a leitura. Editoras promovem o apoio a professores nessa esfera do saber,tendo o resultados proveitosos para o aluno e professor.
Curso: O lugar da literatura e do leitor na leitura da sala de aula.
Especialista: Prof.ª Fátima Miguez
Publico alvo: Professores e coordenadores da 1ª a 4ª séries e da 5ª a 8ª séries.
Livros utilizados: O papel roxo da maçã, de Marcos Bagno, Editora Lê; e A Viagem, de Semíramis Paterno, Editora Lê.
Ementa: Reflexões em torno do livro,do leitor e da leitura na prática da Escola. A importância da literatura na formação do verdadeiro leitor. A aquisição do gosto de ler associada ao prazer e não ao dever.
O livro O papel roxo da maçã, de Marcos Bagno, tematiza a leitura como uma experiência que se antecipa ao registro escrito da palavra e se inscreve na percepção sensorial da realidade. Ler é estabelecer uma relação de sentido no contexto de realização. A personagem menina Rosa, da ficção de Marcos Bagno,no início da narrativa ,não lia a palavra,mas sabia ouvir a música que emana das coisas e, através desta percepção auditiva,Rosa experimentava afetivamente o vigor . No papel roxo da maçã, a menina- Rosa-Flor vive a plenitude de uma infância feliz marcada pelo afeto de sua família e pelo desabrochar de um imaginário florido em nascente criação.
O livro A Viagem de Semíramis Paterno,sinaliza o universo da leitura . O objeto livro,personagem principal na trajetória do sujeito-leitor,é o ponto de partida nesse vôo pelo imaginário dessa criança-leitora em construção.
Percebemos então que as primeiras leituras da infância, estão relacionadas ao objeto livro de forma espontânea