Educação
Ensinar é uma arte que forma o caráter de um povo e determina seu nível de desenvolvimento. Muito se debate sobre a qualidade da educação neste país, as escolas estão abarrotadas de crianças, mas a questão é: elas estão aprendendo ou simplesmente indo para a escola?
Há leis que garantem a educação para o menor. Com isso, houve um grande aumento de crianças que deixaram de ajudar seus pais na renda familiar e ingressaram na vida escolar, isso foi um grande progresso, deixamos de ser um país caracterizado pelo analfabetismo. Além disso, aumentou também o acesso das pessoas mais carentes à universidade, através do sistema de cotas, promovendo assim uma elevação do nível sócio-cultural. O Brasil está na direção certa, a caminho do desenvolvimento, todavia, tem-se que garantir que isso seja feito com qualidade.
A escolaridade aumentou, e a que custo? A maioria das escolas estão em situação precária, não disponibiliza nem um local adequado para as aulas. Os professores, muitas vezes, são despreparados ou não tem material didático para ensinar. Outro problema é que a educação data do século XIX, não há estímulo a criatividade, esportes, aptidões naturais das crianças, forma-se "robôs", sem espírito crítico. E as coisas se complicam quando se vê que uma grande parcela destes educandos saem do primário sem saber ao menos ler. Nunca a quantidade significou qualidade, precisa-se é ficar atento ao nível de aprendizado e desenvolvimentos destas crianças.
Com tudo isso, observa-se que o ensino no Brasil tem que melhorar e passar por profundas mudanças não só na escola como também em casa. Para que esse adultos do futuro faça deste Estado um lugar mais igualitário, mais democrático, mais