Educação
Uma boa forma de se começar a refletir sobre educação e empreendedorismo é compreender o significado dessas duas palavras!
Provavelmente, para você, assim como para muitas pessoas, a palavra educação dispensa apresentação. Intuitivamente, estamos acostumados a associar a palavra educação com ensino, aprendizagem, instrução, escola, família etc. Contudo, o conceito de educação está ampliando seu alcance para outros espaços formais e não formais, antes considerados terra estrangeira.
Da mesma forma, quando pensamos sobre a ideia de empreendedorismo, é comum associarmos essa palavra ao mundo dos negócios, ao campo da administração etc.
Até algum tempo atrás essa ideia seria considerada estranha à atuação do educador.
Nesta primeira unidade, nós, os autores, Bezamat e Merilane, gostaríamos de convidá-lo(a) para discutir um pouco sobre conceito de educação empreendedora, tecendo algumas considerações iniciais, que ajudarão na compreensão do empreendedorismo como um campo de atuação para o educador.
Nós o(a) desafiamos, ao final da unidade, a voltar a responder às questões que apresentamos no início da mesma e avaliar se você continua com a mesma forma de conceber o que é a
Educação Empreendedora.
Vamos agora reportar-nos a um dos autores mais reconhecidos no campo da Educação
Empreendedora, o professor Fernando Dolabela. Vamos ver o que ele fala sobre este assunto... A tarefa da educação empreendedora é principalmente fortalecer os valores empreendedores na sociedade. É dar sinalização positiva para a capacidade individual e coletiva de gerar valores para toda a comunidade, a capacidade de inovar, de ser autônomo, de buscar a sustentabilidade, de ser protagonista. Ela deve dar novos conteúdos aos antigos conceitos de estabilidade e segurança — impregnados na nossa cultura, mas referentes a contextos hoje inexistentes. 10
Atualmente, estabilidade e segurança envolvem a capacidade da pessoa
de