Educação
O professor necessita fazer constantemente reflexões sobre sua práxis pedagógica, e dialeticamente desenvolvê-la de modo a despertar no aluno a habilidade permanente de aprender a prender.
Assim, os conhecimentos matemáticos são fundamentais na formação intelectual e social de cada indivíduo, desde quando este se firma no mundo, ou seja, desde o momento em que nasce sua vida é mediada por situações em que há pragmaticamente, a necessidade da utilização de inferências relacionadas às habilidades e competências lógicas,
A matemática faz parte de um conjunto de conhecimentos que devemos desenvolver, e possui sua importância dentro do contexto histórico-social. Conceituada sobre diversos pontos de vista, e em virtude da necessidade de mostrar que o professor pode trabalhar de uma forma alternativa em sala de aula, é proposto aqui o lúdico com o objetivo de tornar o ensino da matemática mais prazeroso, aumentando assim a motivação e o interesse. É por isso que a inclusão do lúdico na educação matemática (jogos educativos) deveria ser trabalhada desde cedo com as crianças, nas quais começam a se desenvolver a maturação do raciocínio lógico e espacial.
O presente trabalho pretende relatar uma pesquisa sobre o uso de jogos no ensino de matemática. Foi organizado em três partes. Inicialmente é feita uma análise do estado da arte, ou seja, a situação em que se encontram as escolas frente ao tema pesquisado. Em um segundo momento é feita uma coletânea de ideias de teóricos que possam contribuir para a fundamentação do tema pesquisado e, finalmente são apresentadas algumas conclusões acerca do que foi possível observar a partir da pesquisa realizada.
2 O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS