EDUCAÇÃO
DISCENTE:
DOCENTE: ALCYONE GILBERTO DE BRITO VIEIRA
DISCIPLINA: HISTÓRIA: CONTEÚDO E MÉTODO
CURSO: PEDAGOGIA TURMA: 3°PERÍODO
MITOLOGIA GREGA: DEUSES
INTRODUÇÃO
A escolha do tema “MITOLOGIA GREGA: DEUSES” se deu pela curiosidade que tive em descobrir mais sobre esse assunto. Sempre ouvi falar que mitologia era uma “besteira”, que era coisa de demônio, enfim, não achava essas opiniões muito verdadeiras, então resolvi pesquisar mais a respeito. Creio que independentemente de religião, devemos respeitar a opinião dos outros.
IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
Esse tema torna-se importante, pois com ele aprendemos as crenças de outros povos, de certa forma sua cultura e alguns pode aprender a aceitar e respeitar as diferenças do outro.
Para mim esse tema tornou-se muito importante, pois com ele pude aprender sobre as crenças dos gregos na antiguidade, a importância que tinha a mitologia para eles e aprendi a relação da mitologia grega com as minha crenças.
1. ORIGEM DA MITOLOGIA
Para Rocha (1996), mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. Originou-se da união das mitologias dórica e mecênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. As teorias: histórica, escritura, alegórica e física, tentam explicar a origem da mitologia. Tais teorias associadas umas as outras são verdadeiras até certo ponto, pois existem mitos originados pelo desejo humano de explicar fenômenos naturais que não são compreendidos.
2. A CRIAÇÃO DO MUNDO
No princípio o mundo era sem forma. Não havia diferença de terra, de mar, de céu. Esse ambiente era denominado Caos. Até hoje nada se sabe quanto tempo durou esse abismo. Um deus resolveu mudar essa situação.
Começou reunindo