Educação
E o direito de cada criança é proclamada na Declaração de Direitos Humanos e já foi confirmado pela Declaração Mundial sobre educação para todos, sendo que o principio que esta estrutura q que as escolas devem acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físico-intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, ou outra que se apresente.
A educação especial é mais do que comprovado o principio de uma fonte pedagógica, da qual todas as crianças possam se beneficiar, como assumir as diferenças humanas, ter a consonância com a aprendizagem a se adaptarem a necessidade da criança.
Tendo como tendência a política social que durante as duas ultimas décadas tem sido a de promover integração e participação ao combate à exclusão.
O principio fundamental, é que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, indepentendemente de qualquer dificuldade ou diferença que elas possam ter. E dentro das escolas inclusivas as crianças com necessidades educacionais especiais devem receber qualquer suporte extra-requerido para assegurar uma educação efetiva. A educação inclusiva é o modo mais eficáz para a construção de solidariedade entre crianças com necessidades educaionais especiais e de seus colegas.
A situação com respeito a educação especial, varia muito de um país para o outro, escolas especiais podem servir como centro de treinamento e de recursos para os profissionais das escolas regulares, ou de escolas especiais, ou unidades dentro das escolas inclusive podem continuar a prover a educação mais adequada a um número relativamente pequeno de crianças portadoras de deficiências que não possam ser adequadamente atendidas em classes ou escolas