Educação
DISCALCULIA – trata-se de um transtorno estrutural da maturação das habilidades matemática, que se manifesta pela quantidade de erros variados na compreensão de números, habilidades de contagem , habilidades de computacionais e solução de problemas verbais. Garcia(1998, p213).
Tipos de Discalculia: Verbal – dificuldades em nomear quantidades matemáticas; Practognostica – dificuldades para enumerar,comparar,manipular objetos reias ou imagens matemáticas ; Léxica – dificuldade na escrita de símbolos; Ideognostica – dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos e Operacional- dificuldade na execução de operações e calculos numéricos.
Quando se pensa em intervenção Psicopedagogica deve-se buscar atividades que venham a estimular todas as dimensões do sujeito , como: motora,social,cognitiva e afetiva,pois a aprendizagem precisa acontecer de forma integral para que ocorra uma evolução maturacional do cliente.
E o jogo sistematizado é uma ótima ferramenta para o sujeito com discalculia,pois promove a aprendizagem que desperta para o ato de hipotetizar,planejar,elaborar e anteceder, fazendo evoluir sua forma de pensar logicamente, trabalhando suas necessidades cognitivas, motivar e incluir a criança.
Sugestões de jogos: Pega varetas, Jogos de quebra-cabeças,Dominó,Jogo da velha, Jogo de tralha e Bingos variados.
DISFASIA – é um transtorno neurológico,cognitivo,sensorial e afetivo, o que acarreta um atraso severo da linguagem. Afeta significamente a expressão; a compreensão é diminuída em menor grau.
Não existe certeza sobre a origem desta dificuldade. A linguagem aparece mais tarde que o habitual e não segue os padrões normais de evolução.
Sintomas da