Educação
Introdução
As tendências pedagógicas apresentem e discutem todo o “sistema” e organização escolar, essas interferem, nos conteúdos a serem trabalhados, no papel do aluno, na metodologia que o professor deve adotar, na relação professor aluno e as variadas formas de avaliação.
As tendências também conhecidas como idéias
pedagógicas permeiam desde a educação jesuíta, e se fizeram e faz presente em todos os períodos (anos) escolares, cada uma com focos e particularidades diferentes.
Humanismo Tradicional e Humanismo Moderno
O humanismo tradicional foi caracterizado pela educação jesuítica. Esta educação baseia se em ação religiosa e pedagógica. No âmbito pedagógico os jesuítas ensinaram os índios a leitura e a escrita e ao mesmo tempo os submetia as praticas de flagelação. Paiva (2000) considerou todo esse processo jesuítico como elemento da cultura Portuguesa. O quadro da educação mudou-se quando os colégios foram destinados aos filhos dos colonizadores, ou seja, somente aqueles com alto poder aquisitivo, a educação jesuítica pautou-se em princípios formais, como modelo pedagógico adotado pela contra-reforma, priorizava-se os princípios da autoridade e da disciplina. O ensino público no Brasil teve inicio em 1759, com a reforma originaria pelo marquês do pombal, inspirado pelas idéias iluministas. As aulas neste período eram lecionadas por ex alunos jesuítas, autores responsáveis pelo humanismo tradicional. A lavroura cafeeira influenciou na economia, política e na formação da sociedade, refletindo na educação. Como características desse processo tivemos: propostas de alfabetização, conhecimentos básicos de historia, geografia e ciências naturais, aquisição de hábitos de higiene e de formação moral, e ainda ênfase nos trabalhos manuais. Diante de todas essas questões, objetivos e finalidades educacionais surge no final do século XIX, a pedagogia da escola nova, mudando a