Educação
Educação Mediada
O filme em alguns momentos faz uma contraposição do ensino tradicional em relação às novas estratégias de ensino
Alguns exemplos claros se evidenciam em certos trechos do filme, como:
Tradicionalmente, a classe tem espelho, uma posição pré-definida dos alunos e a justificativa desta ação é a melhor orientação do professor para saber os nomes dos alunos.
O novo professor orienta que cada aluno escolha seu lugar e já havia memorizado o nome de todos os seus alunos, comentando com os mesmos que também tem que fazer sua lição de casa.
Outra situação aparece em momentos de tratamento com alunos indisciplinados. Do ponto de vista tradicional, encaminha-se o aluno á direção. O contraponto é a conversa franca, como no momento que o novo professor, o Sr. D conversa e esclarece a situação com o aluno que debochava do colega gago.
Interdisciplinaridade
O filme elenca certas situações de interdisciplinaridade, quando o professor tradicional começa a assistir as aulas do Sr. D e inicia a aplicação de certos aspectos históricos, mesmo em sua aula de biologia, fazendo clara alusão à forma de ensinar do Sr. D, que transita em várias disciplinas além da história.
Na quadra de esportes o Sr D também utiliza recursos de outras disciplinas para facilitar o aprendizado de sua aula. Contextualização
A vivência de situações históricas como a guerra civil americana mostrada aos alunos como uma situação teatral no gramado da escola, com o Sr. D vestido de Abraham Lincoln, gerou interesse tanto dos alunos da turma quanto aos alunos de outras turmas, cujas janelas estavam viradas para o gramado.
Neste momento do filme, ocorre uma interação entre o professor e a classe como um todo, onde, o mediador através desta dinâmica ou “aula prática de história” consegue obter com êxito um canal de comunicação de interação com os alunos.