EDUCAÇÃO
Sandrele Cristina Souza Santos Melo
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
PARINTINS - AM
2013
sandrele cristina souza santos melo
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Trabalho apresentada ao Centro Universitário Senac, Pólo Parintins-AM, ao curso de Docência no Ensino Superior como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Fundamentos da Educação Superior.
PARINTINS – AM
2013
INTRODUÇÃO
O Ensino Superior no Brasil expandiu-se para satisfazer a crescente demanda no acesso aos estudos superiores a partir de programas criados pelas Políticas Públicas. O empecilho à democratização está na demanda de vagas oferecidas pelas universidades públicas e gratuitas, enquanto o número de vagas e cursos ainda são limitados, as Instituições de Ensino Superior privadas expandiram-se para atender uma grande demanda de alunos, com a oferta de vagas e cursos superior às universidades públicas.
O MEC, Ministério da Educação, procura elevar o número de indivíduos a ingressar no ensino superior, sem se preocupar com a qualidade do ensino que a IES tanto publica quanto privada oferecerem aos acadêmicos. Os governantes devem investir na educação para que o individuo seja capaz de ingressar na IES concorrendo com os demais dependente da sua raça, cor, religião, cultura e status.
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
A partir das políticas públicas do Brasil notou-se o acesso ao ensino superior nas instituições publicas e privadas referentes aos anos passados, isso se deu devido aos programas e financiamentos criados pelo MEC, como o Prouni, Sisu, FIES, REUNI através ou não da realização da prova do Enem.
As instituições privadas nos Brasil o ofertam o grande números de vagas em todos os cursos comparado a IES pública, se analisarmos as ofertas de vagas pelo acesso ao Prouni, hoje as IES privadas o ampliaram o seu numero de vagas, isto devido IES receberem um tal benefícios oferecido pelo