Educação
Aprendizagem significativa
Para Ausubel (1963, p. 58): Aprendizagem significativa é um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitraria e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito, é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e informações em qualquer campo do conhecimento.
A aprendizagem significativa piagetiana Os conceitos chaves da teoria Piaget (1971, 1973, 1977) são assimilação, comodação, adaptação e equilibração. A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de asssimilação para abordar a realidade. Quando o organismo assimila (a mente) incorpora a realidade a seus esquemas de ação impondo-se ao meio.
A aprendizagem significativa em uma abordagem kellyana Para George Kelly (1963), o processo do ser humano ao longo dos séculos não ocorreu em função de necessidades básicas, mas de sua permanente tentativa de controlar o fluxo de eventos no qual está imerso. Assim como um cientista, o “homem- cientifico” busca prever e controlar ventos. Nessa tentativa, a pessoa vê o mundo através de moldes, ou gabaritos, transparentes que ela constrói e então tenta ajustar a eles as realidades do mundo.
Aprendizagem significativa em um enfoque vygotskyano Para Lev Vygotsky (1987, 1988), o desenvolvimento cognitivo não pede ser entendido sem referencia ao contexto social, histórico e cultural em que ocorre. Para ele, os processos mentais superiores ( pensamento, linguagem, comportamento voluntário) têm sua origem em processos sociais; o desenvolvimento cognitivo é a conversão de relações sociais em funções mentais. Nesse processo, toda relação/função aparece duas vezes, primeiro em nível social e depois em nível individual,