Educação e Sociologia
Émile Durkheim foi um grande sociólogo, na verdade foi um dos fundadores da disciplina de Sociologia. Entre seus trabalhos de grande renome podemos encontrar: O suicídio, As regras do metódo sociológico, As formas elementares da vida religiosa, Da divisão do trabalho social e tantos outros livros e manuscritos ou artigos. Gosto bastante desse autor, apesar dele ser um tanto "enrolão" na forma como escreve. Por exemplo: demorar um parágrafo ou um capítulo inteiro para dizer o que realmente importa apenas no final. Mas fora isso, gosto do Durkheim e sua forma de pensar acerca de algumas coisas bate bastante comigo.
Educação e Sociologia foi um livro lançado em 2011 pela editora Hendra. É em parte livro, em parte uma obra resultante de vários artigos e apresentações que ele deu em sua vida sobre a Educação e seu envolvimento com as disciplinas. Nele Durkheim nos mostra o que é a educação, como ela deve ser estudada e como deve ser dada pelos professores. É um livro que indico para todos aqueles que vão trabalhar na área docente.
Para Durkheim existem diferentes tipos de Educação, e não apenas uma. Essas diferenças existem em nível regional a global, pois determinada Educação sempre irá atender as demandas da sociedade a qual faz parte. Por exemplo: nas cidades, principalmente as grandes metrópoles sejam brasileiras ou outras, existe a Educação do rico e a Educação do pobre. O rico sempre será ensinado de forma melhor, para aprender a ser patrão, enquanto isso o pobre recebe uma Educação que só irá ensinar ele a fazer o que o patrão manda (não que isso seja regra, mas acontece quase sempre). Essas educações são dividas para atender a demanda da sociedade, ou seja, os indivíduos vão ser especializados para as áreas em que a sociedade os necessita.
Outra crença de Durkheim era acerca do dever da Educação. A Educação deveria formar o "ser social", já que o homem por natureza seria egoísta e associal. A Educação iria