Educação e Saúde
FICHAMENTO STOTZ, Eduardo Navarro. Enfoques sobre educação e saúde. In: Valla, V. V. e Stotz, E.N. (org.). Participação popular, Educação e Saúde: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993, 11-22.
OBJETIVO DO TEXTO
O texto tem o objetivo de aproximar a área de Educação e Saúde através dos diferentes modos como a mesma lida com os problemas de saúde da população.
O autor inicia o texto conceituando Educação e Saúde como “uma organização do conhecimento das ciências sociais e da saúde para “instrumentalizar” o controle dos doentes pelos serviços e a prevenção de doenças pelas pessoas”. Trás a importância da aproximação tanto de educadores quanto de profissionais diretamente ligados à saúde com o conhecimento cientifico-técnico da biomedicina. Faz uma análise também do quanto ainda é forte a presença e o uso Da filosofia da biomedicina e que embora o atual modelo explicativo das doenças vigente seja o da multicausalidade, ainda assim as respostas elaboradas assumem o caminho da causalidade linear. Para afirmar tal condição Stotz cita diversos autores inclusive ele próprio:
No tópico em fala dos sinais individuais e coletivos de sofrimento, o autor cita o Filosofo Canguilhem, em seu O normal e O patológico que defende a distinção entre ambos como algo operacional e não conceitual tal afirmação, segundo o autor, resulta na afirmação do conhecimento cientifico sobre a experiência da dor e do senso comum. Ressalta que o individuo sofre influencia do meio externo em todas as etapas do seu processo de saúde-doença-cuidado.
A atuação dos serviços de saúde é definida pelo autor como uma compensação no âmbito individual dos problemas sociais.
Discorre sobre uma deslocação da saúde enquanto direito social para escolha