educação e saúde
Acadêmico: Jefferson Rodrigues Franco 2° Semestre
Professora: Solange Gattass Fabi
Curso: Pedagogia 2° Semestre
Resumo do 5° capitulo
Doenças Infecciosas
O capítulo cinco do manual creche eficiente traz os conhecimentos sobre as infecções causadas por microrganismos, ou seja, por vírus e bactérias. Essas doenças são muito comuns nos ambientes de creches, berçários e escolas, devido ao ambiente coletivo, assim facilitando a transmissão desses microrganismos. Dessa forma, é fundamental conhecer o comportamento das infecções nessa faixa etária e promovendo medidas de prevenção desses agentes causadores e contribuindo na orientação dos profissionais que trabalham nessas unidades e também como proceder com as crianças doentes dentro dos ambientes escolares.
No primeiro e segundo ano de vida das crianças é comum as infecções do aparelho respiratório ocorrendo até oito vezes ao ano. As doenças respiratórias mais comuns são: gripe,otite média aguda, pneumonia e a tuberculose.
As infecções gastrointestinais podem ser ocasionadas por vírus, bactérias, parasitas intestinais e intolerância á ingestão de determinados alimentos e também por medicamentos causando alteração do funcionamento intestinal. As doenças gastrointestinais podem ser diarreia, parasitas intestinais e hepatite A.
As infecções de pele são lesões que surgem do contato com microrganismos infecciosos (parasitas, bactérias, fungos e vírus). As doenças de pele podem ser a dermatite seborreia, escabiose, pediculose, furúnculo, impetigo, larva migrans, miiose, molusco contagioso, tinha, roséola, conjuntivite, eritenia infeccioso, estomatite e monilíase oral.
Há também outras infecções como a AIDS, meningite, hepatite B, caxumba, coqueluche, dengue, rubéola, sarampo e varicela.
A vacinação constitui uma das medidas infectocontagiosas, interrompendo a rotatividade de diversas infecções reduzindo a disseminação dos agentes infecciosos.