educação e diversidade
Pólo Piracicaba – Curso Letras com Licenciatura em Língua Inglesa –
Educação e Diversidade
Educação e Diversidade
Piracicaba,16 de Abril de 2013
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE
CULTURAL
O ser humano é marcado pela eliminação física do “outro” independente de cor,raça,origem ou religião e apesar da miscigenação brasileira,e social mais aceito no Brasil continua a ser o europeu, ou seja : homem branco,heterossexual e bem sucedido financeiramente.
O processo de negação do “outro” é fruto do imaginário social,por possuir conceitos do que é ser belo,ser home m,ser bom,ser importante etc.No
Brasil a situação é ainda mais complexa devido ao discurso que todo brasileiro é fruto de um intenso processo de que resultou num pais diversificado e culturalmente harmônico.Porém,as relações cotidianas mostram situações preconceituosas,discriminatórias e racistas conta mulheres,índios,homossexuais e negros ( afro descendentes),em diversos segmentos da sociedade.
E independente da pluralidade cultural,existe três tipo básicos de seres humanos ;
- Ser Condicionado: não desenvolve personalidade própria,não percebe ou interage com o mundo em que vive.São fisiológicos e condicionados ao meio externo.Aceita sem questionar,as imposições sociais,culturais,política e religiosa.(mão-de-obra braçal).
- Ser inteligente,mas condicionado: são capazes de compreender e adquirir conhecimentos ,mais continuam condicionados ao meio externo.Apesar de possuir personalidade própria e crítica,têm pouca iniciativa(mão-de-obra qualificada).
- Ser inteligente e livre: percebe tudo e tirar conclusões próprias.Possui senso crítico,lógica,razão,personalidade forte,opinião,iniciativa e liderança(lideres e transformadores sociais).
Considerando os aspectos expostos,conclui-se que para uma abordagem eficaz na redução das diferenças, é preciso atividades criativas que estimulem a razão ,a formação de opinião e a consciência critica com o objetivo de :
1.