ALEIJADINHO
Como seu pai Antonio tinha ótima criatividade, para o desenho teve aulas em um ateliê , conheceu a obra de Francisco Xavier de Brito, e onde teve influencia em suas obras.
Seu trabalho foi aprovado para fazer a capela são Francisco de Assis, onde Dr. Claudio o oportunizou a utilização de vários livros que trouxe da Europa, para assim ajudar- lo no seu trabalho.
Quando deu inicio a construção da capela, seu pai faleceu, tempos depois, começou a sentir dores nos nervos das mãos e nos pés, onde ninguém fazia ideia do que era, onde todos falavam que era um tipo de doença, mas ninguém sabia o certo o que era. Mesmo com seus dedos atrofiados António não parou de trabalhar, com o passar Antonio passou a usar chapéu e uma capa para esconder, as imperfeições que a doença estranha tinha causado, em seu corpo.
Fez a encomenda de acordo com o pedido, de uma imagem de são Jorge, a um governador, que causou muita polemica, pois tinha o rosto de um de seus tenentes.
Ataíde também o ajudou na construção da capela de são Francisco com suas belíssimas pinturas.
Com o passar dos tempos Antonio foi ficando cada vez pior as dores foram aumentando, e então amputou o dedo de seu pé, pois a dor era tão forte que não conseguiu aguentar mais.
Quando tinha mais de 70 anos Antonio assinou contrato para fazer 12 profetas ( Isaias, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Adbias, mós, Jonas, Habacuc, e Naun) em pedra sabão e 66 peças de madeira dos paços da paixão na região de Minas Gerais.
A imagem acima é a fachada do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos no município de Congonhas do Campo. A imagem acima é do Profeta Daniel um dos 12 do Santuário de bom Jesus.
Aleijadinho trabalhava com diferentes tipos de materiais como a madeira, pedra