Educação e diversidade
1). (0,2) Leiam os seguintes excertos:
“Quando a gente compreende a educação como possibilidade, a gente descobre que a educação tem limites. É exatamente porque é limitada ideológica, econômica, social, política e culturalmente que ela tem eficácia. Então, diria aos educadores que, mesmo reconhecendo que a educação não vai ser a chave da transformação do concreto para a recriação, estejam convencidos da eficácia da prática educativa como elemento fundamental no processo de resgate da liberdade”. (Freire, 1998, p.156).
“[...] educação e cultura estão profundamente entrelaçadas e não podem ser analisadas a não ser a partir de sua íntima articulação”. (CANDAU, 2008).
Com base nos textos e fundamentados na leitura do Livro Texto, discuta a relação entre educação e cultura, apontando como a prática educativa pode servir à reprodução ou à transformação no interior de suas relações.
Resposta: Antes de começar a discutir a relação entre educação e cultura, quero defini-las separadamente. Educação: é o processo de ensinar e aprender, que é observado em qualquer classe da sociedade. A educação existe para cada categoria de um povo e ela participa do processo de produção de crenças e ideias, de bens e poderes, que em conjunto constroem os vários tipos de sociedade. Cultura: é o conjunto de atividades, modos de agir, costumes e instruções de um povo, é também o desenvolvimento de um grupo social, uma comunidade, uma nação, fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores. E seus conjuntos de fenômenos, que caracterizam uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, religião, etc) estão em constante processo de mudanças. A partir das definições de Educação e Cultura, já podemos perceber que ambas andam unidas. É por meio da educação que a cultura é transmitida, conservada e transformada no ambiente escolar. A escola como um equipamento de enorme impacto na vida da sociedade tem como papel construir conhecimentos