Educação e Cultura
Alfabetizaçao de jovens e adultos
Educaçao Cultural
Introduçao
Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar, nem as crianças podem ser consideradas como uma tabula rasa.E o que pensar de jovens e adultos que ja tem uma bagagem enorme de conhecimentos de vida e não podendo esquecer de sua bagagem cultural.
Sabemos que é mais facil construir do que reformar uma casa, pensando assim, é considerável que é mais facil a alfabetização de uma criança do que ao de um jovem ou adulto.
Visando o aspecto cultural dessa população que recorrem a alfabetização na idade adulta,não podemos deixar passar isso com desconhecimentos ou desapercebido.
Chega a ser ate ofencivo e contraditorio a consientização a um adulto, quando lhe é informado que tudoque ele aprendendo em sua udade tenrra, hoje ja nãoserveriria para muita coisa.
Que é mais eficaz ir ao "doutor"' do que ficar fazendo experiencias com os" chazinhos da vovó".
O grande desafio da alfabetização dessa enorme população de jovens e adultos analfabetos, ou analfabetos funcionais(que foi criado por nossa sociedade totalmente capitalista) é a descontrução de alguns pontos de sua cultura popular.
Desenvolvimento
Como construir,sem descontruir
Dito como "habitos exoticos", a cultura popular de um povo jamais deve ser ignorada.
A palavra cultura ,nada mais é doque as raizes de uma povo, e um povo sem raizes é um povo sem historia.
Temos que admitir , que esses habitos foram eficazes sim, mas no seu tempo,no seu momento.Em que a pratica da medicina ainda estava em um futuro bem distante.
Levando isso para a educação de jovens e adultos, tambem não podemos ignorar seu passado, suas raizes.
Não é preciso destruir as raizes culturas dos aulos para que eles aprendam.Como essa faixa etaria, sua alfabetização seria a criação de um senso critico,que elevaria todos a entender, compreender, emnora a principal proposta seria a transformação.
Não é um metodo nada facil de ser