EDUCAÇÃO - Wallon
Objetivos: Entender a dinâmica do raciocínio de Henri Wallon, ter uma visão conjunta de sua teoria, identificar os principais temas tratados por esse teórico, e principalmente, entender o papel da emoção no desenvolvimento infantil.
1. Introdução
Queremos que você tenha em mente que os escritos de Wallon são de extrema relevância para o entendimento da complexidade do ser humano.
Ressaltamos que sua linguagem é técnica, às vezes longe do mundo pedagógico.
Para tanto, não se apropria de sua teoria ou de seus conceitos teóricos, sem dedicação e muito estudo.
Nas duas aulas que se seguem, você terá contato com um dos mais expressivos teóricos da nossa época, Henri Wallon. Assim como Piaget e Vygotsky, teóricos vistos em aulas anteriores, Wallon é também um dos destaques atuais no que concerne às pesquisas da função e desenvolvimento do pensamento humano.
É costume ouvir que este teórico é pouco divulgado nos meios educacionais devido à sua complexidade de entendimento. Não compactuamos desta posição e sim que, como educadores engajados que somos, buscamos nos estudos disponíveis, sejam eles simplistas ou complexos, caminhos que possam colaborar com um trabalho educacional mais efetivo. Nesse sentido, os estudos de Wallon são, sem dúvida, contribuições inestimáveis.
2. Papel da Educação e da Psicologia para Wallon
O melhor pedagogo é muitas vezes aquele cujo hábito e desejo de ensinar tornam impossível a observação sem intervenção.
(WALLON, 1979, p.359)
Wallon foi um teórico que criticou as posturas anteriores e presentes a sua época. Vamos, primeiramente, entender o contexto. A maioria de sua produção deu-se em meio às discussões entre a Escola Tradicional e a Escola Nova. No primeiro caso: A educação foi definida como a influência exercida pelo grupo dos adultos sobre as crianças para torná-las aptas à vida social numa sociedade determinada. Isso significa que a