Educação: Visão de vários nomes
Resumo
Observações
01 a 02
02
03 a 04
04
Conceituando Educação e fudamentos da Educação
Aqui a autora faz uma reflexão sobre a “evolução” do processo do conhecimento durante o tempo. A educação como resposta do homem para socializar-se e perpetuar-se culturalmente. Com o aparecimento do ensino formal, o conhecimento, antes transmitido de oral, passa por uma adaptação, mas sempre transmitindo a cultura e ideologia de uma sociedade.
Enfoque Sócio-histórico
O passado carregado de descobertas e eperiências é um poderoso e importante aliado do educador diante dos processos da educação. Durkhein fala da educação como algo transmitido entre adultos, mais experientes, para jovens, assimilador do conhecimento.
Émile Durkheim: Consciência coletiva e fatos sociais
Para Durkheim a organização social só aconteceria a partir do consenso dos indivíduos e da consciência coletiva. Um sistema de idéias onde o indivíduo enxergasse a sociedade onde está inserido. A Educação vista como uma socialização (transmissão do conhecimento) entre jovens e adultos, estes últimos tendo o poder do conhecimento a ser transmitido. E não mais formar indivíduos obediente ao sistema, dentro de uma hierarquia social. Um indivíduo pensante.
Max Weber: Ação social e poder
Opondo a Marx e Durkheim, Webbertraz uma sociedade baseada na ação social e no poder. Destaca uma educação alicerçada na pedagogia do treinamento. Seres alienados.
Os mitos, contados entre muitos povos e em muitas gerações, se encaixa perfeitamente na questão de transmissão do conhecimento oral.
Acho importante ressaltar que por mais culto que seja um indivíduo, ainda assim este continua num processo constante de aprendizado.
Essa crítica a escola parece que complementa a mesma crítica feita por Marx. Uma escola feita para uma sociedade doente pelo capitalismo.