Educação Profissional
Profa. Maria Clotilde Bastos
Belo Horizonte
2013
O que é Educação não-formal?
Considera-se educação não-formal como uma área de conhecimento ainda em construção. Este modelo abrange técnicas que operam na realidade educacional sem obedecerem as diretrizes tituladas pelo Ministério da Educação.
A educação não-formal é caracterizada por um conjunto de aspectos que a distingue da educação praticada nas escolas sob a defesa das políticas educacionais oficiais. Estes aspectos vêm sendo analisados por vários autores que a caracterizam por um conjunto de ações que acontecem em espaços próprios, com objetivos diversos, entre eles o de educar para a cidadania, para a autonomia, para os direitos humanos e para a obtenção da cultura acumulada pela humanidade.
No Brasil, a educação escolar é regulamentada pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Estado da Educação e Conselhos Nacional e Estaduais de Educação, entre outros órgãos. Esse tipo de educação segue regulamentações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A Educação não-formal não tem a mesma carga de formalidade que a educação escolar, embora como tenha intencionalidade e planejamento prévios de ações e aconteça inserida em diferentes contextos. A Educação não-formal não deve assumir o papel da escola formal, ela é um acontecimento que pode fornecer contribuições, vindas de experiências, que muitas vezes, não são priorizadas na educação escolar.
A Educação não-formal abrange uma larga variedade de situações educativas, muitas das quais têm desempenhado um importante papel na renovação educacional. Entretanto, uma conceituação mais precisa de educação não-formal não constitui tarefa fácil.
Até os anos 80, a educação não-formal foi um campo de menor importância no Brasil, tanto nas políticas públicas quanto entre os educadores. Nos anos 90, a educação não-formal alcançou modificação