historia consisa da linguistica
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Prof. Dr. Eric Duarte Ferreira – Letras – 1ª Fase (2012/2)
Exercícios
Leitura de base: WEEDWOOD, B. História concisa da linguística. São Paulo: Parábola, 2002.
1. Indique, em tópicos, os principais pontos do Capítulo 2 (A tradição ocidental até 1900) desenvolvidos no subitem 2.3 (páginas 50 a 66).
2. Indique, em tópicos, os principais pontos do Capítulo 2 (A tradição ocidental até 1900) desenvolvidos nos subitens 2.4 (páginas 66 a 69) e 2.6 (páginas 95 a 101).
3. Indique, em tópicos, os principais pontos do Capítulo 2 (A tradição ocidental até 1900) desenvolvidos no subitem 2.5 (páginas 69 a 95).
1 - 2.3 A gramática na Idade Média De que maneira, então, os primeiros estudiosos medievais se ocuparam com o ensino do latim? Pois o latim, o idioma da Igreja ocidental, era uma língua estrangeira para os novos convertidos da Irlanda, Inglaterra, dos países de língua alemã, da Escandinávia e da Europa oriental. Como as regras derivacionais eram desconhecidas, tornaram-se essenciais os paradigmas — modelos que explicitavam cada forma flexionada das partes do discurso numa seqüência padronizada. No começo, os mestres simplesmente compilaram essas informações separadamente, reunindo paradigmas de incontáveis nomes e verbos com longas listas de exemplos tirados do vocabulário cristão. Gramática primordialmente semântica e taxionômica para uma gramática descritiva, baseada na forma. Assim, os primórdios do lento processo que a lingüística ocidental empreenderia para se haver com a forma devem ser buscados nas escolas monásticas das ilhas britânicas nos séculos VII e VIII. Tão inadequado quanto a orientação teórica das gramáticas latinas tardias era o material de exemplificação que usavam. O objetivo do jovem aluno romano fora apropriar-se dos textos mais prestigiados de sua época; o jovem monge irlandês ou anglo-saxão considerava a gramática como uma