EStudo de caso o Principe
Porque a política de Maquiavel, o Maquiavelismo, propõe que se deve seguir um único ponto de vista, ser firme em seus propósitos sem ponderar as variáveis possíveis de uma situação e defende que o estado deve usar qualquer recurso para alcançar um determinado objetivo. Isto não significa que o propósito fosse Maquiavélico, ou seja, sem escrúpulos ou imoral. A frase mais famosa de Maquiavel “os fins justificam os meios” vem sendo mal interpretada. Para ele os fins determinavam os meios, é de acordo com o objetivo que você irá traçar seus planos de como atingi-los.
Ex: A invasão do Iraque pelas tropas americanas exemplifica a determinação de Bush na ocupação do território. Na falta de uma prova, criou-se uma para justificar a invasão.
2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?
Maquiavel define os mercenários como ambiciosos, infiéis, faltantes com a disciplina, insolentes para com os amigos e acovardados diante dos amigos, e cita que, naquela época, os homens mercenários ‘‘querem muito ser teus soldados, enquanto tu não estás em guerra, mas, ao chegar à guerra, ou se demitem’’.
A visão do autor é aceita visto que se um exército fosse formado de soldados mercenários jamais estaria firme e seguro.
Diante do exposto verifica-se que a visão que Maquiavel não somente é verdadeira como também pode ser identificada nas organizações modernas. Equipes mercenárias podem ser comparadas frente a qualquer oferta e que, por sua vez, não possuem o mesmo comprometimento com a empresa que funcionários contrários aos mercenários. Normalmente, se dedicam apenas em momentos e tarefas tranquilas nas quais são exigidos, sem grandes sacrifícios, mas quando chegam os tempos difíceis não