Educação popular
Profª Antonieta B. Mariante
Acadêmica: Joice Domingues da Silva
Ao assistir ao vídeo é evidente sua apresentação quando se refere a sua raça como humana, o documentário apresenta um histórico a respeito da vida, da obra e do pensamento do notável educador brasileiro Paulo Freire. Há uma descrição de quem é e de como ele era em torno de suas frases ditas com muita sabedoria, em relação ao resgate de uma pedagogia humanística para a defesa dos oprimidos, das minorias, ou seja, valorização da dignidade humana.
Paulo Freire inova a educação no Brasil e propriamente no Mundo quando conscientiza os educadores a praticar uma pedagogia dialógica principalmente nos lugares mais distantes e carentes de educação, em torno do método de alfabetização de jovens e adultos, respeitando seus conhecimentos e cultura, iniciando as praticas pedagógicas através de “palavra geradora” do vocabulário local de seus educandos, ate chegar a tematização e a conscientização de classes.
É importante que tenhamos conhecimento de sua historia e teoria, pois com sua visão critica de sociedade, nos alerta a respeito das disputas de classes sociais e de como isso pode afetar a educação.
No relato das pessoas da cidade de Angico/ RN é fundamental salientar a introdução do dialogo em sala de aula, onde se percebe que Paulo Freire é contra o que ele chamou de “educação bancaria”, na qual só o professor fala e o aluno apenas recebe passivamente o conteúdo; para dar voz ativa ao educando em um processo em que todos “ensinam a aprender e aprendem a ensinar”. O método Paulo Freire de Alfabetização de Jovens e Adultos foi aplicado pela primeira vez na comunidade citada no texto, onde foi apresentado resumidamente no vídeo como funciona esta pratica , mostrando a realidade ainda que a maioria dos educadores opte por não utilizar inteiramente da metodologia, ele nos traz contribuições essenciais para o letramento de adultos, portanto indispensável para aqueles que atuam na