EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA LEMOS DE BRITO
A palestra sobre a educação escolar na penitenciária “Lemos de Brito” foi proferida pela gestora educacional Maria das graças que trouxe contribuições para o nosso conhecimento sobre educação escolar no sistema prisional. A penitenciária “Lemos de Brito” fica localizada no bairro da Mata Escura e é a única que dispõe de uma escola dentro do sistema prisional no estado Bahia. A escola “Lemos de Brito” foi criada com a oferta do ensino fundamental. A escola funciona nos três turnos com a modalidade SEJA.
A escola “Lemos de Brito” é mantida por projetos estaduais e federais, visando a manutenção e a execução das atividades diárias tendo em vista o bom desempenho dogrupo que trabalha na perspectiva coletiva, formada por uma equipe multidisciplinar. a escola tem o objetivo de promover valores Básicos de convivência social para aprendizagem significativa promovendo a formação plena do cidadão. A função social do professor dentro do sistema de ensino prisional é enxergar o aluno como pessoa, como ser humano e não como um criminoso, é não olhar quem está educando e sim cumprir a sua função de formador de cidadão.
A gestão da instituição dispõe de estratégias que definem metas pedagógicas, administrativas e financeiras de qualificação profissional e pessoal, e respeito à dignidade humana. Os internos recebem livro didático da rede regular de ensino e também tomam cursos de qualificação profissional, porém estes cursos são de manicure, pedreiro, dentre outros,como se os alunos não tivessem a capacidade para fazer outros cursos num grau de hierarquia mais superior, estes cursos são oferecidos de acordo coma lógica do sistema capitalista. O presidiário que decidir frequentar e escola participa do processo de remissão a cada dois dias de aula ou doze horas de estudo, menos um dia de reclusão. Esta ação torna-se um incentivo ao mesmo para frequentar a escola e perceber que a escola pode