Educação para o turismo
Esta pesquisa procurou investigar como se dá a educação para o turismo no Distrito de Boca do Monte, no município de Santa Maria, RS. Uma vez que a educação para o turismo pretende formar cidadãos conscientes desde as séries iniciais, para que tenham uma relação com a natureza percebendo a importância de preservar o espaço geográfico de sua comunidade. O início da investigação se deu com a elaboração do referencial teórico sobre o tema eleito para o estudo. Em outro momento, foi feita a elaboração e aplicação de um instrumento de pesquisa em forma de questionário na Escola Estadual Boca do Monte e, também, realizou-se um levantamento fotográfico. Os dados e as informações coletadas foram analisados e discutidos de forma quantitativa e qualitativa. Desta maneira, o fenômeno turístico submetido à análise geográfica proporciona o conhecimento dos recursos ambientais locais. A escola representa o principal veículo de construção de uma consciência de preservação, incentivando a reflexão sobre a sustentabilidade. Constatou-se que, no distrito de Boca do Monte, a educação para o turismo precisa ser mais trabalhada em sala de aula, a fim de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente local.
Palavras-chave: Educação para o turismo. Geografia. Lugar. Sustentabilidade.
Introdução
A pesquisa intitulada “A educação para o turismo no Distrito de Boca do Monte, no município de Santa Maria, RS”, se insere na linha de pesquisa, abordagem teórico-metodológica da ciência geográfica, fomentando assim, discussões teórico-práticas em torno do caminho educativo para a construção de uma consciência de preservação dos recursos ambientais.
A discussão acerca de Educação para o Turismo contribui aos estudos geográficos, uma vez que o pensamento e a atitude acerca da possibilidade de construir alternativas com vista à sustentabilidade e à qualidade de vida socioambiental constituem objetos de investigação científica. A análise da organização de recortes