Educação para cidadania
Questões Dissertativas
Movimentos Sociais e Direitos Humanos
Atividade 1
Como os movimentos sociais se apresentam frente a história e a globalização?
A posição dos movimentos sociais passa a ser de crítica ao modelo vigente de sociedade, cujas conseqüências são bastante prejudiciais à maioria das populações pobres; mas nem sempre os movimentos sociais, especialmente os mais preocupados com as causas populares tem atingido seus objetivos.
Segundo Milton Santos, a crescente internacionalização do capital a partir da década de 1990 definindo um mercado mundial, uma produção internacionalizada amparada por organismos multilaterais internacionais, novas tecnologias de informação que ligam instantaneamente todas as regiões do globo, a exploração da mão de obra das economias com baixos salários e sem benefícios sociais, o poder crescente das empresas transnacionais em detrimento dos estados nacionais, que passam a funcionar cada vez mais como organismos garantidores da funcionalidade do capital internacional. São algumas características fundamentais da era do globalismo.
Portanto é fundamentalmente importante que se entenda a globalização nesses termos, uma vez que todo processo tido como inexorável não é passível de mudanças.
Atividade 2
Identifique na relação entre movimentos sociais e cidadania os aspectos sociais nas lutas democráticas empreendidas pelos cidadãos em defesa de seus espaços conquistados.
Os direitos do cidadão e do homem e a cidadania são históricos e resultantes das relações e dos conflitos sociais em definidos momentos da história da população. Na formulação e no desenvolvimento dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais ocorreram no Brasil e nas outras partes do mundo, um processo marcado por avanços e retrocessos, ou seja, quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos houve avanços; mas quando o ser humano foi punido de forma arbitrária (como por exemplo,