educação não escolar
Maiara F. Nunes
3º Período de Pedagogia
Educação Não Escolar – 5 º texto
Rio de janeiro, 15 de abril de 2014.
1- Três características do Paradigma Funcionalista:
1º Assumir que a realidade social é composta de fatos e relacionamentos que podem ser identificados, estudados e, principalmente medidos por meio de abordagens próprias das ciências naturais.
2º Se preocupar com o status quo, ordem social, consenso, integral social, solidariedade e satisfação das necessidades e tende a ser realista, positivista, determinista e nomotético.
3º É o que se pode chamar de ação social relativa a fins e é caracterizada pela ação sistemática, consciente, calculada, atenta ao imperativo de adequar condições e meios a fins deliberadamente elegidos, procurando preservar o equilíbrio a partir do status quo vigente.
2- Três características do Paradigma Interpretativo:
1º Abrange um amplo leque de pensamentos filosóficos e sociológicos que compartilham características comuns voltadas para a compreensão e a explicação de assuntos sociais.
2º Que o mundo pode ser estudado da mesma forma que estudam as ciências naturais.
3º Entidade que funciona mecânica ou organicamente, entende a organização a partir da percepção dos atores.
3- Paradigma Emergente:
Chamado de Hermenêutico-dialético favorece a atitude de modéstia cognitiva. Toma-se como pressuposto básico que todo o conhecimento é parcial e todo o saber é incompleto. Não estimula o dogmatismo, mas respeita outros saberes e antecipa como natural a diversidade cultural.
4- Organizações Substantivas:
Que determinam ações conjuntas da quais desencadeiam práticas sócios organizacionais independentes do estatuto essencial sistêmico da sociedade burocrática. Tendo como os itens mais relevantes: os princípios norteadores; o relacionamento entre os membros da organização; reflexão sobre a organização; hierarquia; critérios