educação no Eja
R- 20 alunos.
2- Quantos chegaram ao fim do semestre?
R- todos.
3- Quantos alunos encaminhados ao ENCEEJA? E quantos foram aprovados?
R- 5 alunos, e todos foram aprovados (CEEJA) Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos.
1- Verificar as práticas de avaliação?
O professor como facilitador faz a mediação no processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno esta aprendendo, através do diálogo descobrindo que dificuldade enfrenta que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas. Assim suas práticas de avaliação são: dialógica, observações e anotações.
A avaliação formativa compreenderá os diversos caminhos da formação do aluno, bem como servirá de espelho para prática pedagógica do professor. Avaliar formativamente é entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem e, sendo assim, possui cargas de conhecimentos diferentes entre si.
A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas aprendizagens.
2-Quais os instrumentos de avaliação?
A professora utiliza em sala de aula, roda de conversa, textos, atividades no caderno e na lousa, partindo sempre do conhecimento prévio do aluno.
3-Qual é a prática de avaliação desse professor?
De acordo com os instrumentos de avaliação utilizados pela professora podemos concluir que a prática de avaliação utilizada por ela, é uma avaliação mediadora, que propõe um modelo baseado no dialogo e aproximação do professor com o aluno, de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sócio-cultural de seus alunos. Assim como Paulo Freire propõe, uma ação dialógica trazendo a realidade do aluno para a sala