Acidente Quimico
Introdução
A substância que escapou do reservatório subterrâneo da Union Carbide em Bhopal, o isocianato de metila, é um dos produtos potencialmente mais letal que existe na indústria química.
Destinado à fabricação de defensivos agrícolas, ele tem de ser mantido, obrigatoriamente, no seu estado liquido, única forma em que se pode ser manuseado, armazenado e transportado.
Caso se transforme em gás, o isocianato de metila torna-se num veneno fulminante, aspirado pelos pulmões, ele ataca e destrói em poucos minutos as células, ao mesmo tempo em que provoca graves queimaduras nos olhos resultado da reação instantânea que sofre ao entrar em contato com a água.
Desenvolvimento
Pela falta de manutenção nos equipamentos e pela falta de funcionários especializados, a falta efetiva de equipamentos de segurança.
A Union Carbide assumiu os riscos quando contratou mão de obra não qualificada, e não seguiu as normas de segurança.
Faltou uma prevenção dentre os fatores dos riscos operacionais a segurança dos trabalhadores que manuseia produtos perigosos e tóxicos.
Um acidente químico pode trazer consequência indesejável, com a possibilidade de mortes e ocorrências que afetam o meio ambiente.
Todos esses fatores juntos podem trazer consequências irreparáveis.
Na madrugada do dia 03 de dezembro de 1984, ocorre em Bhopal – Índia o maior desastre químico do século.
Na noite do acidente varias normas de segurança falharam as sirenes de segurança para alertar a população não foi acionada.
A nuvem de gás toxica invadiu a cidade na calada da noite, muitas pessoas morreram dormindo.
Os primeiros efeitos dos gases provocaram queimaduras nos olhos, garganta, nariz e a corrente sanguínea e danificaram todo o sistema do corpo.
Dado do governo aponta que na época [...] cerca de 3.800 pessoas morreram e milhares de outros indivíduos experimentam invalidez permanente e parcial. http://www.bhopal.com/chronology