Acidente Quimico
Publicada em: 10/10/2012
Há 20 anos, na madrugada entre os dias 2 e 3 de dezembro de 1984, a Índia foi palco do maior acidente químico da história. Milhares de pessoas morreram. Muitas ainda são prejudicadas pelo acidente e até hoje ninguém nunca recebeu uma indenização...
Naquele distante dia, ocorreu uma falha na segurança do sistema de uma indústria de agrotóxicos da Union Carbide Corporation instalada em Bhopal. Com isso foram liberadas 40 toneladas de gases tóxicos como o isocianato de metila e o hidrocianeto. O pior é que na época a empresa não forneceu informações sobre estes gases e, desta forma, os médicos do local não puderam tratar os indivíduos expostos.
Podemos dizer que esta tragédia não teve fim, na medida em que até hoje os habitantes do local ainda sofrem consequências deste acidente. Estima-se que mais de 150.000 pessoas têm doenças crônicas e necessitam de cuidados médicos. Além disso, crianças nascidas após o acidente sofrem devido à contaminação que suas mães sofreram devido à exposição aos gases. E o que fez a empresa irresponsável? Simplesmente abandonou a área deixando lá uma grande quantidade de venenos perigosos.
A Union Carbide que causou todo este desastre hoje está completamente abandonada.
Mas como estes gases mataram todas estas pessoas?
Os gases liberados pela fábrica eram tão letais que provocaram queimaduras nos tecidos dos olhos e dos pulmões, além de lesionar os tecidos de todos os sistemas do organismo.
Quem sobreviveu não se salvou completamente, muitos morreram algum tempo depois com graves problemas respiratórios, neurológicos, no sistema músculo-esquelético, reprodutivo e imunológico.
E a responsabilidade por tudo isso?
Em 2001, a Union Carbide foi comprada pela multinacional Dow Química, por US$ 9,3 bilhões. A sede da indústria fica nos Estados Unidos, mas esta empresa tem filiais espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil. A Dow se