EDUCAÇÃO EJA
CURSO DE PEDAGOGIA 6º SEMESTRE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SOROCABA AGOSTO/2013
INTRODUÇÃO
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.
“Não basta saber ler que Eva viu a uva”.
É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire
O Educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades.
A Educação de Jovens e Adultos, o EJA no Brasil, está mais destinada a pessoas de classes sociais mais baixas, são jovens e adultos que tiveram seu ingresso no mercado de trabalho muito cedo, ou para ajudar no sustento da família, ou para poder comprar roupas, objetos da moda que os pais não podiam comprar entre os educando temos as donas de casa e chefes de família, necessitados e sonhadores, buscando um novo caminho, ser independentes e alguns com a intenção de uma boa colocação em empregos, exigidos pelas empresas. Essas pessoas vêm para o EJA com experiência de