Educação na sociedade tribal
Nas sociedades tribais, a educação é difusa cujo o saber e o conhecimento aberto, a todos, e transmitido para todos os membros da comunidade, visando a formação integral e universal de todos.
Maria Lucia Aranha (2006, p.35), comenta que em tais sociedades primitivas: “Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõem por meio da crença.
A educação, na sociedade tribal, diferentemente das sociedades complexas, é transmitida espontânea e naturalmente para todos. As crianças indígenas aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais, e elas aprendem os costumes,os valores, as crenças e a cultura da tribo sem que alguém esteja especialmente destinado para tarefa de ensinar.
Não são usados castigos para trabalhar a adaptação ao uso e valores da tribo. Há por parte do adulto, tolerância e relação aos enganos dos alunos e respeito ao ritmo deste.
É por meio da educação difusa, que todos participam e as crianças tomam conhecimento dos mitos dos ancestrais e aperfeiçoa suas habilidades.
Paula Caleffi afirma que um homem pesca como pesca porque assim faziam seus antepassados míticos que lhe transmitiu o conhecimento, e que seguem transmitindo-os sempre que necessário de diferentes formas.
As crianças seguem os adultos nas mais diferentes atividades, na caça, na coleta, no cuidado com as plantas cultivadas, na pesca. Imitam os adultos e, ao imitá - los estão aprendendo.
Mas alguns se destacam, detendo um conhecimento mais amplo ou especial, como o feiticeiro, mas o que não resulta em privilégios. O conhecimento místico e uma tonalidade especial a educação.
Conclusão:
As crianças das sociedades tribais desenvolve habilidades e aprendem os mitos dos ancestrais por meio do convívio com os adultos da tribo
A educação tribal é difusa, todos participam da educação, tomam conhecimento