Educação Moral e Cívica - Identificar os Símbolos Nacionais
DATA: 04/03/2015
HORA: 19:00 à 20:50
CURSO: Formação do Soldado
PERÍODO: Instrução Individual
FASE: Instrução Individual Básica
TURMA: Efetivo Variável
MATÉRIA: 9. Educação Moral e Cívica
UNIDADE DIDÁTICA:
ASSUNTO:
OBJETIVOS:
LOCAL DA INSTRUÇÃO
TÉCNICA(S) DE INSTRUÇÃO
MEIOS AUXILIARES
INSTRUTOR(ES):
MONITOR(ES):
AUXILIAR(ES):
MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
MEDIDAS DE SEGURANÇA
FONTES DE CONSULTA
VISTO S/3
VISTO INSTRUTOR
Tempo
Distribuição do Assunto
MAI
e
Obs
I – INTRODUÇÃO
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc.
II – DESENVOLVIMENTO
São Símbolos Nacionais:
I - a Bandeira Nacional;
II - o Hino Nacional;
III - as Armas Nacionais;
IV - o Selo Nacional.
Bandeira Nacional
O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I).
O losango amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, como o ouro, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I).
O círculo azul, composto por 27 estrelas, também presente de forma simplificada na bandeira portuguesa do Império, representa os 26 estados e o Distrito Federal. As constelações correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República realizada pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente do Brasil.
Já a frase “Ordem e Progresso” é o lema nacional, e foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, filósofo e matemático brasileiro nascido em Caxias, no estado do Maranhão.
A