Programa cidadania
Introdução 2
Caracterização da disciplina 3
Visão geral do programa 6
Módulos 8
Competências a desenvolver 10
Objectivos 14
Conteúdos 26
Metodologias/ avaliação 40
Planificação 43
Introdução:
"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele".[1]
Para que isso ocorra, a educação deve ater-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser”[2]. Temos que perceber que estas quatro vias do saber, torna-se apenas uma devido ser dependente da outra, necessitando sempre de trocas de informações entre elas.
É baseada nesta filosofia que me proponho a apresentar o programa a leccionar na disciplina “Cidadania e Mundo Actual”, pois creio ir ao encontro do que é descrito anteriormente.
Os conteúdos seleccionados, visam potenciar uma colaboração mais estreita do formando com o mercado de trabalho.
Os documentos de apoio serão cuidadosamente preparados e servirão de suporte à reflexão, mas a experiência será o centro das discussões, logo implica diálogo, o que é considerado de extremo valor. Por isso a solicitação da palavra do formando durante as sessões é um factor crucial, ele tem de prestar o seu testemunho e expressar a sua opinião, pois “a reflexão nasce de ideias comparadas e é a pluralidade de ideias que permite a comparação” (Rosseau)
Serão também apresentadas algumas tarefas que irão permitir aos formandos uma maior compreensão dos conteúdos, ao mesmo tempo que lhes permitirão permanecer activos durante a sessão. Isto é deveras importante dado que “fazer alguma coisa ajuda a compreendê-la” (Brunner), tendo o mérito de tornar o formando protagonista da acção, assim como afastá-los de vagueios solipsistas de quem permanece na sessão apenas como