Educação Lúdica
•Identificar, enumerar e nomear ao menos 5 brincadeiras ou jo
Imagem 1 - Pião
Imagem 4Balanço
Imagem 5 - Roda a roda Imagem 2- Pula cela Imagem 3 - Trenzinho
Imagem 6 - Bola de
Gude
Passo 2
Escolher e reproduzir uma das brincadeiras e registrar:
Este é o passo 3
Elaboração do texto, de um slide, descrevendo a brincadeira escolhida enfatizando as relações cognitivas e emocionais exigidas dos participantes na realização da brincadeira. Utilizando as fotografias.
Passo 3
As brincadeiras foram se modificando com o tempo, por esse motivo encontramos maneiras diferentes de brincar.
PULA SELA
Faixa etária: Acima de 6 anos.
Local: Calçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio, Parque.
Ajuda a estimular: Agilidade, Coordenação motora, Equilíbrio, Resistência, Força, Expressão corporal, Socialização.
Participantes: 4+.
A brincadeira escolhida foi a pula cela, carniça ou mula, é assim que se brinca; os participantes saltam um sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores, ou seja, “selando” as costas do amigo.
Eles formam uma fila, exceto um, deixando uma distância de cerca de 2 metros entre uma pessoa e outra. Quem estiver na fila fica com as costas curvadas apoiando as mãos sobre os joelhos. Quem fica de fora começa saltando sobre as costas de cada participante, até passar por toda a fila.
Ao pular o último participante, o primeiro saltador também colocará as mãos no joelho e depois dará um sinal para quem está no fim da fila. Esse passa a ser o saltador e pula por toda fila até chegar no começo dela e voltar a posição inicial, dando sinal para o saltador seguinte.
Assim a brincadeira segue até que a fila chegue de novo ao primeiro saltador. Dica: os participantes podem inventar regras para o salto e os outros deverão copiá-la. Por exemplo: pular com a mão aberta; apoiar apenas as pontas dos dedos, etc. Nas brincadeiras com crianças mais novas, elas devem ficar de joelhos, para ter mais apoio, e não somente abaixadas, ao