educação infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA Essa pesquisa para a minha formação foi relevante porque forneceu informações acerca de um tema relacionado á vivência escolar principalmente do ambiente infantil, explicando sobre a Importância Da Contação de Histórias na Educação Infantil e Ensino Fundamental, ou seja, crianças que não sabem ler ou estão começando o processo de alfabetização, descreveu técnicas de contação de histórias, explicou a importância de se contar os contos de fadas, alargando a bagagem da formação, criando possibilidades de num futuro próximo como docente exercer a função, conseguir desenvolver um trabalho consciente e de qualidade com os nossos alunos na sala de aula.
PROBLEMATIZAÇÃO
As crianças com qualquer atraso no desenvolvimento neuro-motor, independentemente de suas condições físicas, sensorial, cognitiva ou emocional, tem as mesmas necessidades de afeto, proteção, cuidado e os mesmos sentimentos e desejos das demais crianças, mas eis a questão: A contação de histórias provoca a expressão das emoções das crianças ? Acredito que sim, pois quando lemos ou contamos histórias para crianças, podemos rir, chorar, vivenciar o que o personagem está passando, com isso, aguçamos o imaginário delas, fazendo brotar um mundo de sonhos e ilusões. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a tranquilidade, o carinho e a paz. Pode estimular as percepções, as emoções, o desenho, o musical, o sair, o pensar, o brincar, o ver, o querer ouvir de novo, o descobrir outros lugares, outros tempos.
JUSTIFICATIVA
A arte de contar histórias é uma tradição antiga. Nossos avós, nosso pais contaram belíssimas histórias fazendo-nos viajar pela imaginação. Hoje, infelizmente, este costume se perdeu no tempo. Para as crianças, ouvir histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona