educação infantil
ISSN 2316-4255
AFETIVIDADE NA ESCOLA: UM ELEMENTO
IMPORTANTE QUE DEVE SER REPENSADO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
RITA DE CASSIA MARQUEZINI1
RESUMO
Como a afetividade deve ser repensada na educação infantil? Como é vista a afetividade pelo olhar do educador? Como é o olhar dos pais? O que pode ser feito para melhorar? Quem é o sujeito e o objeto a serem estudados nessa questão? Wallon, entre outros teóricos, ajuda a questionar sobre a importância da afetividade, sobre como ela deve ser trabalhada na Educação Infantil, e também dialoga sobre o desenvolvimento que a criança tem a partir das transformações que ocorrem no seu cotidiano, revelando traços importantes de caráter e personalidade, contribuindo para a prática docente. PALAVRAS–CHAVE: Afetividade. Repensada. Olhar.
1
Graduanda em Pedagogia da Faculdade Castelo Branco.
Castelo Branco Científica - Ano II - Nº 03 - janeiro/junho de 2013 - www.castelobrancocientifica.com.br
1
Faculdade Castelo Branco
ISSN 2316-4255
INTRODUÇÃO
A afetividade deve ser pensada e repensada, ser vista com um olhar mais crítico e objetivo, oportunizando “caminhos” mais fáceis de serem trabalhados, sendo assim um elemento desencadeador e importante para a formação crítica e social de toda pessoa. Em se tratando de crianças na primeira etapa do ensino, que é a Educação Infantil, é mais relevante ainda.
A educação contemporânea está cada vez mais atribulada e com muitas dificuldades de saber o que deve ser feito na escola, qual é o papel do educador e qual é o papel dos pais diante dessa temática.
O olhar sobre a afetividade na Educação Infantil vem à tona, atualmente, pela questão dos valores, que pouco a pouco estão sendo perdidos com a correria das famílias, que estão sempre em busca do conforto e de uma vida mais digna, mas, às vezes, estão deixando de lado os valores principais e primordiais dentro de casa que são o afeto, o carinho e o amor. Com isso, pouco a